domingo, 20 de junho de 2010

O técnico da seleção brasileira, Dunga, criticou duramente o árbitro da partida em que o Brasil venceu a Costa do Marfim por 3-1 neste domingo, o francês Stephanne Lannoy, que expulsou Kaká no final do jogo depois que o marfinense Kaider Keita simulou uma agressão do brasileiro.

¨Pedimos sempre que tenha um espetáculo bom, bonito de se ver. As pessoas que têm que controlar o espetáculo também têm que saber o que é futebol e o que não é futebol¨, declarou o treinador na entrevista coletiva após o jogo, no estádio Soccer City.

Dunga criticou muito o cartão vermelho recebido pelo camisa 10 brasileiro, que vai desfalcar o time no último jogo da primeira fase, dia 25, contra Portugal.

¨Foi totalmente injusta (a expulsão), mas pela primeira vez eu vejo... O jogador que tenta jogar, a falta é feita em cima dele. Aliás, no primeiro cartão do Kaká ele sofreu a falta e foi punido. Então o jogador que tenta jogar o drible, que tenta... é o que faz a falta...¨, comentou o técnico.

¨Tava bom pra mim este jogo, ia poder fazer falta à vontade, não ia ter problema nenhum. O juiz ia me dar os parabéns¨, acrescentou de maneira irônica.

O treinador lembrou ainda as faltas duras sofridas por Kaká, Robinho e, principalmente, Elano, que teve que deixar o campo de maca.

¨Num jogo onde o Brasil faz três gols, joga bem, nós temos muito mais cartões amarelos que o adversário e sem fazer nenhuma falta forte. Fica a dúvida: o que nós temos que fazer?¨, questionou em seguida.

Um pouco antes, na coletiva do técnico da Costa do Marfim, o sueco Sven Goran Eriksson afirmou que o Brasil não pode reclamar de nada.

O sueco reconheceu a superioridade brasileira na partida, a qualidade dos jogadores de ataque da seleção e elogiou a defesa armada por Dunga, mas, também de modo irônico, destacou que é ¨muito difícil marcar Luís Fabiano, mas é ainda mais difícil quando permitem que use suas mãos¨, em uma referência ao segundo gol do Brasil no jogo.

O próprio Luís Fabiano admitiu o toque de mão, mas disse que foi ¨involuntário¨.

Após a vitória de 2-1 sobre a Coreia do Norte na estreia, o Brasil teve um desempenho muito melhor neste domingo, o que foi reconhecido por Dunga, que elogiou toda a equipe, com destaque para Luís Fabiano.

O atacante não fazia gols com o uniforme da seleção desde setembro do ano passado, quando anotou duas vezes na vitória de 3-1 sobre a Argentina, em Rosário, pelas eliminatórias sul-americanas.